terça-feira, 24 de novembro de 2009

À Descoberta da Ciência na Escola


Ciência (deriva do Latim scientia, e significa “conhecimento”) é o conhecimento que descreve e explica como funciona a realidade humana. No entanto, ao contrário de uma prova matemática, na teoria científica está sempre em causa a sua veracidade.
A Ciência não se considera, por isso, “dona” de verdades absolutas, pois todas as suas certezas podem ser quebradas, bastando para isso apenas uma evidência que comprove o contrário. Contudo, a Ciência permite-nos melhorar a nossa adaptação ao meio que nos rodeia e facilita a nossa evolução enquanto sociedade e ser humano.
O surgimento da Ciência e a utilização do método científico remontam à Antiguidade (por exemplo, a Aristóteles). No entanto, é no início da Idade Moderna que a Ciência atinge o seu grande “Boom”, época que ficou conhecida como Revolução Científica e que se caracterizou por uma rápida evolução das ideias científicas em física, biologia e astronomia.

Em Portugal nasce, a 24 de Novembro de 1906, aquele que viria a ser o génio do ensino científico português, Rómulo Vasco da Gama de Carvalho. Conceituado Professor de Química e Física, exigente e comunicador por natureza, Rómulo de Carvalho era um amante da arte das palavras, mantendo no anonimato a sua paixão pela poesia desde a sua infância. Em 1956 surge António Gedeão, pseudónimo do Professor, que aos 50 anos publica o seu primeiro livro de poemas “Movimento Perpétuo”.
Rómulo de Carvalho escreve poemas como ninguém, o seu estilo literário não se encaixa em nenhum existente, ele combina perfeitamente a ciência e a poesia, a vida e o sonho em palavras que encantam o mundo.
Aos noventa anos de idade o Professor, pedagogo e historiador da Ciência, é homenageado a nível nacional pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia. Após a sua morte, o dia 24 de Novembro, data do seu aniversário, passou a designar-se como o Dia Nacional da Ciência.

2 comentários:

  1. por que A descoberta da cienciasna escola a foto de um siestista tipo de deseio?

    ResponderEliminar
  2. a ciencias é inportante para o planeta !

    ResponderEliminar