segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Dia Internacional da Língua Materna

Hoje, vinte e dois de Fevereiro, comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna. Assim, a Educadora Adelaide desenvolveu a actividade Hora do Conto na Escola como forma de celebrar este dia.



Informações:
Proclamado pela primeira vez pela UNESCO em 1999, o Dia Internacional da Língua Materna foi reconhecido formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Língua materna (ou língua nativa) é a primeira língua que uma criança aprende. Em certos casos, quando a criança é educada por pais (ou outras pessoas) que falem línguas diferentes, é possível adquirir o domínio de duas línguas simultaneamente, cada uma delas podendo ser considerada língua materna, configura-se então uma situação de bilinguismo.
A expressão língua materna provém do costume em que as mães eram as únicas a educar seus filhos na primeira infância, fazendo com que a língua da mãe seja a primeira a ser assimilada pela criança, condicionando seu aparelho fonador àquele sistema linguístico.
A aquisição da língua materna ocorre em várias fases. Inicialmente, a criança regista literalmente os fonemas e as entonações da língua, sem ainda ser capaz de os reproduzir. Em seguida, começa a produzir sons e entonações até que seu aparelho fonador permita-lhe a articular palavras e organizar frases, assimilando contemporaneamente o léxico. A sintaxe e a gramática são integradas paulatinamente dentro deste processo de aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário